top of page

Todos os Projetos

A FIP concebe e executa projetos de interesse social em parceria com instituições do poder público e do terceiro setor. Abaixo uma lista dos principais projetos realizados

design1.png

01

Desafios do Design

O Espaço Israel Pinheiro, em articulação internacional com o Centro Nacional para Alfabetização Tecnológica do Museu de Ciências de Boston, pretende trazer para o Brasil um projeto para despertar o interesse de crianças pela engenharia e ciências.

02

Revitalização do Museu Casa de João Pinheiro e Israel Pinheiro

Nova museografia prevê recuperação do acervo, implantação de instalações digitais e circuitos de visitação para estudantes e turistas.

Captura de Tela 2021-07-07 às 15.29_edited.jpg
serro.jpg

03

Plano Diretor Participativo do Serro

O objetivo da revisão do Plano Diretor e das legislações urbanísticas complementares é acompanhar e orientar as mudanças da cidade que ocorreram ao longo dos anos, definindo novas diretrizes, estratégias, metas e instrumentos de política urbana necessários para que a propriedade e a cidade do Serro cumpram sua função social.

04

A Trilha de Sustentabilidade

O projeto de educação do Espaço Israel Pinheiro recebe alunos da rede pública escolar do Distrito Federal e oferece uma abordagem pedagógica inovadora, promovendo uma experiência de educação para sustentabilidade voltada para manejo sustentável do bioma cerrado.

trilhaexterna-aerea.jpg
jogos1.jpg

05

Jogos Digitais Interativos

O Espaço Israel Pinheiro tem em seu subsolo uma ‘caverna digital’, com diversos games para crianças usando diversos tipos de interação (visão computacional, tapetes sensíveis à pressão, joysticks etc). Os jogos tratam de temas correlatos à temática de sustentabilidade e criam situações lúdicas e que estimulam a colaboração, visando criar atrações para o público infantil.

06

Instalações Audiovisuais Interativas

O auditório do Espaço Israel Pinheiro funciona como uma sala de projeção de cinema digital. Um servidor de filmes conectado à internet e à rede do EIP e um software de gestão de exibições fazem com que a plateia e monitores interajam com os filmes exibidos. Para estrear junto com a inauguração do EIP foi produzido um documentário não linear sobre o cerrado, bioma de Brasília, pensado desde o início para a exibição no sistema.

audio1.jpg
lixao2.jpg

07

Minas sem Lixões

Com o objetivo de buscar maior eficiência e eficácia das ações, além de ampliar as possibilidades de articulação entre o Estado, municípios e cidadãos, a FIP tornou-se, em 2008, parceira da FEAM na gestão do programa Minas sem lixões.

08

AmbientAÇÃO

O AmbientAÇÃO é um programa de comunicação e educação socioambiental, criado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente FEAM em dezembro de 2003 e desenvolvido nos prédios do Governo de Minas Gerais com o objetivo de promover o consumo consciente e melhorar a qualidade de vida no local de trabalho.

1.jpg

09

2.jpg

Programa de Preservação e Valorização do Patrimônio Cultural de Conceição do Mato Dentro – MG

Este Programa consiste no desenvolvimento de um conjunto de 15 projetos, agrupados em três blocos segmentados por áreas de conhecimentos específicos: Dossiês de Tombamento, Inventário e Registro, Projetos de Restauro, Projetos de Revitalização Urbana, que buscaram recuperar, preservar e promover o Patrimônio Cultural da tricentenária cidade colonial de Conceição do Mato Dentro.

10

Desenvolvimento Urbano

A Regularização Fundiária Sustentável é a intervenção que tem por objetivo legalizar a permanência de populações moradoras em assentamentos habitacionais irregulares, garantindo também a melhoria socioeconômica dos moradores e das condições de habitabilidade e salubridade dos lugares.

3.jpg
bottom of page