top of page

Publicações

A Fundação Israel Pinheiro tem publicado ao longo dos anos, juntamente com a execução de seus projetos, títulos de referência científica e para uso educacional em seus espaços de Caeté e Brasília. Através de patrocínios de empresas e convênios, produz e compartilha conteúdos com outras instituições afins.

audio2.jpg

01

Audiovisual Interativo Biomas Brasileiros

O audiovisual Sertão Vivo disponível no auditório do Espaço Israel Pinheiro em Brasília e on line neste site, percorre aspectos geográficos, biológicos e históricos do cerrado. É composto de 160 filmes curtos perfazendo 3 horas e meia de imagens e mais de uma hora de cenas de acervos históricos.

02

Documentário Brasil, Brasília e os Brasileiros

Audiovisual sobre a construção de Brasília e seus principais personagens: Jk, Niemeyer e Lúcio Costa, e Israel Pinheiro.

Captura de Tela 2021-09-20 às 14.10.31.png
Captura de Tela 2021-09-20 às 14.07.46.png

03

Documentário De Minas a Brasília

O documentário percorre a história de Minas e do Brasil mostrando sua relação com as vidas de João e Israel Pinheiro, figuras públicas atuantes em momentos de mudança e modernização, no estado e no país.

04

Livro Desenvolvimento, Justiça e Meio Ambiente

Inspirados pelo desafio de repensar a temática do desenvolvimento, tendo em vista as novas questões e realidades presentes no cenário histórico global do início do século XXI, intelectuais e pesquisadores brasileiros compartilham neste livro suas ideias sobre as interações entre natureza, sociedade, ciência, tecnologia e cultura em benefício de um novo modelo de desenvolvimento que seja democrático, socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável.

justica.jpg
brasilbrasiliabrasileiroslivro.jpg

05

Livro Brasil, Brasília e os Brasileiros

Livro com textos e valiosas fotos históricas aborda o porquê da transferência da capital e mostra sua construção.

06

Livro Minas e os Fundamentos do Brasil Moderno

Este livro de ensaios publicado pela Editora da UFMG pode ser percorrido em diversas chaves de leitura, todas conduzindo à questão do desenvolvimentismo no Brasil.

minasbrasilmoderno.jpg
memoriasisrael512-150x150.jpg

07

Livro Memórias de Israel Pinheiro Filho – 50 anos de história política

Uma narrativa da política mineira e brasileira durante 50 anos de atuação de Israel Pinheiro Filho, que assim como o pai e o avô se dedicou à vida pública.

bottom of page