Publicações

A Fundação Israel Pinheiro tem publicado ao longo dos anos, juntamente com a execução de seus projetos, títulos de referência científica e para uso educacional em seus espaços de Caeté e Brasília. Através de patrocínios de empresas e convênios, produz e compartilha conteúdos com outras instituições afins.



Audiovisual interativo Biomas Brasileiros

O audiovisual Sertão Vivo disponível no auditório do Espaço Israel Pinheiro em Brasília e on line neste site, percorre aspectos geográficos, biológicos e históricos do cerrado. É composto de 160 filmes curtos perfazendo 3 horas e meia de imagens e mais de uma hora de cenas de acervos históricos.

Documentário Brasil, Brasília e os Brasileiros

Audiovisual sobre a construção de Brasília e seus principais personagens: Jk, Niemeyer e Lúcio Costa, e Israel Pinheiro.

Documentário De Minas a Brasília

O documentário percorre a história de Minas e do Brasil mostrando sua relação com as vidas de João e Israel Pinheiro, figuras públicas atuantes em momentos de mudança e modernização, no estado e no país.

Livro Desenvolvimento, Justiça e Meio Ambiente

Inspirados pelo desafio de repensar a temática do desenvolvimento, tendo em vista as novas questões e realidades presentes no cenário histórico global do início do século XXI, intelectuais e pesquisadores brasileiros compartilham neste livro suas ideias sobre as interações entre natureza, sociedade, ciência, tecnologia e cultura em benefício de um novo modelo de desenvolvimento que seja democrático, socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável.

Livro Brasil, Brasília e os Brasileiros

Livro com textos e valiosas fotos históricas aborda o porquê da transferência da capital e mostra sua construção.

Livro Minas e os Fundamentos do Brasil Moderno

Este livro de ensaios publicado pela Editora da UFMG pode ser percorrido em diversas chaves de leitura, todas conduzindo à questão do desenvolvimentismo no Brasil.

Livro Memórias de Israel Pinheiro Filho – 50 anos de história política

Uma narrativa da política mineira e brasileira durante 50 anos de atuação de Israel Pinheiro Filho, que assim como o pai e o avô se dedicou à vida pública.  

Cartilhas do programa Minas Sem Lixões

Durante a realização do programa Minas Sem Lixões foram criadas e produzidas cartilhas que tratam das principais questões relacionadas ao processo de coleta e tratamento de resíduos.

Av. Getúlio Vargas, 1710, 10° e 11º andares – Funcionários
CEP 30112-021 – Belo Horizonte / MG
Tel.: +55 (31) 3282-8101