Projetos

A FIP concebe e executa projetos de interesse social em parceria com instituições do poder público e do terceiro setor. Abaixo uma lista dos principais projetos realizados.


Projetos em desenvolvimento

Desafios de Design

O Espaço Israel Pinheiro, em articulação internacional com o Centro Nacional para Alfabetização Tecnológica do Museu de Ciências de Boston, pretende trazer para o Brasil um projeto para despertar o interesse de crianças pela engenharia e ciências.

Revitalização do Museu Casa de João Pinheiro e Israel Pinheiro

Nova museografia prevê recuperação do acervo, implantação de instalações digitais e circuitos de visitação para estudantes e turistas.

Projetos em andamento

Plano Diretor Participativo do Serro

O objetivo da revisão do Plano Diretor e das legislações urbanísticas complementares é acompanhar e orientar as mudanças da cidade que ocorreram ao longo dos anos, definindo novas diretrizes, estratégias, metas e instrumentos de política urbana necessários para que a propriedade e a cidade do Serro cumpram sua função social.

A Trilha da Sustentabilidade

O projeto de educação do Espaço Israel Pinheiro recebe alunos da rede pública escolar do Distrito Federal e oferece uma abordagem pedagógica inovadora, promovendo uma experiência de educação para sustentabilidade voltada para manejo sustentável do bioma cerrado.

Jogos Digitais Interativos

O Espaço Israel Pinheiro tem em seu subsolo uma ‘caverna digital’, com diversos games para crianças usando diversos tipos de interação (visão computacional, tapetes sensíveis à pressão, joysticks etc). Os jogos tratam de temas correlatos à temática de sustentabilidade e criam situações lúdicas e que estimulam a colaboração, visando criar atrações para o público infantil.

Instalações Audiovisuais Interativas

O auditório do Espaço Israel Pinheiro funciona como uma sala de projeção de cinema digital. Um servidor de filmes conectado à internet e à rede do EIP e um software de gestão de exibições fazem com que a plateia e monitores interajam com os filmes exibidos. Para estrear junto com a inauguração do EIP foi produzido um documentário não linear sobre o cerrado, bioma de Brasília, pensado desde o início para a exibição no sistema.

Projetos realizados

Minas sem lixões

Com o objetivo de buscar maior eficiência e eficácia das ações, além de ampliar as possibilidades de articulação entre o Estado, municípios e cidadãos, a FIP tornou-se, em 2008, parceira da FEAM na gestão do programa Minas sem lixões.

AmbientAÇÃO

O AmbientAÇÃO é um programa de comunicação e educação socioambiental, criado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente FEAM em dezembro de 2003 e desenvolvido nos prédios do Governo de Minas Gerais com o objetivo de promover o consumo consciente e melhorar a qualidade de vida no local de trabalho.

Programa de Preservação e Valorização do Patrimônio Cultural de Conceição do Mato Dentro – MG

Este Programa consiste no desenvolvimento de um conjunto de 15 projetos, agrupados em três blocos segmentados por áreas de conhecimentos específicos: Dossiês de Tombamento, Inventário e Registro, Projetos de Restauro, Projetos de Revitalização Urbana, que buscaram recuperar, preservar e promover o Patrimônio Cultural da tricentenária cidade colonial de Conceição do Mato Dentro.

Desenvolvimento urbano

A Regularização Fundiária Sustentável é a intervenção que tem por objetivo legalizar a permanência de populações moradoras em assentamentos habitacionais irregulares, garantindo também a melhoria socioeconômica dos moradores e das condições de habitabilidade e salubridade dos lugares.

Av. Getúlio Vargas, 1710, 10° e 11º andares – Funcionários
CEP 30112-021 – Belo Horizonte / MG
Tel.: +55 (31) 3282-8101